A seguir destaco o relato de uma prova de geografia que discutiu as
coordenadas geográficas (6º ano do ensino fundamental) e foi adaptada na Sala de Recursos Multifuncional da nossa ecola. O professor nos procurou para elaborarmos o material de acordo com as habilidades e especificidades dos alunos com necessidades especiais.
Nesse
sentido, um mesmo material foi estruturado para um aluno deficiente
visual, outro com necessidades múltiplas e outro com deficiência intelectual e
dislexia. O recurso utilizado constituiu na elaboração de uma Rosa dos Ventos e o
conteúdo trabalhado - os Pontos Cardeais e Colaterais.
Asim, haviam desenhos para identificar
Pontos Cardeais (norte, sul, leste, oeste) e Colaterais (sudeste, nordeste,
noroeste e sudoeste). Então, um material específico fo elaborado para localizar os
pontos geográficos e compreender a noção espacial dos mapas. Ao representar a
Rosa dos Ventos foi preparado um dvd (riscado, sem uso); em cada ponto cardeal foi colado um
filete de material e.v.a. grosso. Também para cada um dos pontos colaterais
foram colados filetes de material e.v.a. finos, formando uma estrutura conforme
a figura 1. Para acrescentar detalhes, foi utilizada audiodescrição[1]
começando pelo ponto Norte (mais acima); Sul (ponto mais extremo abaixo), Leste
(à direita) e Oeste (à esquerda); após, foram descritos os Colaterais, tendo
como referência os cardeais. Outros objetos como o Globo Tátil também foram
aproveitados para incrementar a descrição.
A reflexão que se obteve com a elaboração desse material contribuiu para os alunos diferenciarem as coordenadas geográficas e ainda tocarem na Rosa dos Ventos. A audiodescrição auxiliou na elaboração de detalhes e nos exemplos que o professor havia representado em forma de desenho na prova e que não estava acessível a todos os alunos antes dessas técnicas. Além disso, a representação física de elementos conceituais proporciona aos alunos com necessidades especiais um incremento ao seu repertório simbólico.
Figura
1 – Rosa dos Ventos:
material adaptado para aluno com deficiência visual e alunos com necessidades
múltiplas.
[1]
Audiodescrição é a técnica pela qual são relatadas com riqueza de detalhes as
obras de arte, imagens, teatro, objetos, mapas ou qualquer item que pode ser
descrito para as pessoas com deficiência visual e/ou videntes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário